Foto: Alex Silva

O fotojornalismo é uma janela com vista para o mundo.

 

É com esse olhar que definimos a Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de SP, coletivo de jornalistas de imagem que pretende levar a um novo patamar as possibilidades de narrativas visuais. A entidade representa a elite do fotojornalismo brasileiro, que ao longo de sua existência tem promovido, com o objetivo de inspirar e transformar por meio da fotografia e do conhecimento, o fortalecimento profissional e o desenvolvimento de uma das ferramentas mais importantes para a democracia, o jornalismo. Sempre aberta a entidade pretende ampliar o acesso à informação de uma forma inclusiva e dialogando com seu tempo.

A vocação da ARFOC-SP em apoiar seus associados vem desde a criação: sua história começa com o esforço em preservar direitos da categoria e democratizar o acesso à produção jornalística com conteúdos relevantes. Focada em fotojornalismo, hoje a associação está com uma nova sede e se consolida como uma referência entre as áreas que permeiam a profissão.

Esta iniciativa se soma às diversas ações culturais realizadas como exposições, projeções, palestras, oficinas, e participação em editais. Toda essa experiência que trazemos na bagagem está disponibilizada no nosso site. e só reforça que estamos no caminho para contribuir com uma sociedade mais consciente e engajada. Além de ser um marco para a nossa trajetória, este é um novo ponto de partida.

Exposições Fotográficas

Foto: Fernando Donasci
Foto: Reinaldo Canato

Série Encontros

Foto: Léo Pinheiro
Foto: Léo Pinheiro

TV ARFOC-SP

Publicações

Fotoretrospectiva 2000

São Paulo, SP, Brasil
Ano: 2001
Páginas: 112
ISBN/ISSN: F859-CDD070
Dimensões: 27 x 27cm

Fotoretrospectiva 2014

São Paulo, SP, Brasil
Ano: 2015
Páginas: 168
ISBN/ISSN: 9788588550025
Dimensões: 27 x 27cm

Fotoretrospectiva 2015

São Paulo, SP, Brasil
Ano: 2001
Páginas: 112
ISBN/ISSN: F859-CDD070
Dimensões: 27 x 27cm

ARFOC-JOB

O ARFOC-JOB é o novo projeto desenvolvido pela ARFOC-SP no Instagram. Tem como objetivo fazer a ponte entre quem contrata (empresas, assessorias, veículos de comunicação e pessoas físicas) e os profissionais da ARFOC-SP.

A negociação acontece diretamente com o profissional, sem intermediários, e a a ARFOC-SP não fica com nenhuma porcentagem do valor negociado.

Invista na qualidade, experiência e profissionalismo dos associados da ARFOC-SP para tornar o evento da sua família e da sua empresa ainda mais especial.

20X20 Galeria Solidária de Fotografia

Em abril de 2020, já prevendo que teríamos meses difíceis, nos colocamos a disposição para ajudar os nossos associados que viessem a passar por alguma dificuldade por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Em conjunto com o coletivo Fotógrafas e Fotógrafos pela Democracia, inauguramos a 20×20 Galeria Solidária de Fotografia, para ajudar os profissionais de fotografia e vídeo em situação delicada pela falta de trabalho causada pela pandemia.

Durante os 5 meses da campanha (20/05 à 20/10), a 20×20 Galeria Solidária de Fotografia contou com a participação de 323 fotógrafos de todo o país, de profissionais renomados à promissores talentos, que colocaram suas fotos a venda em nossa plataforma no instagram e facebook. com a proposta ajudar a nossa categoria.

Foram 624 fotografias vendidas, e o valor arrecadado dividido entre os profissionais previamente cadastrados, que comprovaram estar em uma situação difícil.

Transparência: As prestações de contas eram realizadas ao final de cada mês, com todos os participantes sabendo quais e quantas fotografias foram vendidas durante o mês.

ARFOC-SP nas redes

Na timeline do nosso Instagram, postamos grandes trabalhos produzidos por nossos associados sobre os principais temas do momento. Política, Esportes, Shows e Hard News em uma cobertura completa e rica em qualidade. Atualizado diariamente, damos espaço também aos profissionais filiados a outras associações e através do “Stories”, compartilhamos trabalhos realizados por profissionais de outros países. Lançado em 2016, já possuímos mais de 10500 seguidores.

Estamos presentes no Twitter desde Janeiro de 2020. Atualização diária com notícias relevantes do que acontece no mundo da fotografia, com informações de exposições, concursos e workshops, e divulgação das atividades promovidas pela nossa associação e pelos nossos associados. Desde abril de 2021, utilizamos o Twitter para a transmissão de todas as lives da ARFOC-SP.

O Facebook da ARFOC-SP conta com mais de 7900 seguidores, sendo atualizada diariamente com informações das ações desenvolvidas pela nossa associação, entrevistas, lives, direito autoral e notícias relacionadas ao mundo da fotografia. Aproveitamos o espaço para denunciar casos de agressão/coação sofridos pelos repórteres fotográficos no exercício da profissão.

Entrevistas realizadas com grandes nomes da nossa associação, que fizeram história no fotojornalismo: Sérgio Jorge, Rolando de Freitas, Reginaldo Manente, Antônio Aguilar e muitos outros. Utilizamos atualmente o Youtube como plataforma para realização e armazenamento das “Lives” da Série Encontros, e também de programas que enfatizam o trabalho realizado pelos associados da ARFOC-SP como “Associado em Foco”,”Por Trás da Foto” e os bate-papos com os autores selecionados nas Mostras Anuais de Fotojornalismo.

Em 2021 estreamos o novo canal de podcasts da ARFOC-SP no Spotify, onde é possível acompanhar entrevistas sobre a trajetórias de grandes nomes do fotojornalismo e também bate-papos com os nossos associados que acabaram de realizar coberturas importantes.

Imagem do Mês

Imagem do Mês

O projeto “Imagem do Mês” (antigamente chamado Foto do Mês) elege a melhor foto publicada no feed de nosso Instagram. A escolha é feita pela Diretoria da ARFOC-SP, onde todos são convidados a votar.


O(a) autor(a) da imagem vencedora é entrevistada pela diretora Bruna Nascimento, que produz o conteúdo em texto e vídeo, amplamente divulgado em nosso site e redes sociais.

Foto: Miguel Schincariol

#agrandefoto

Lançado em abril de 2020 em nosso Instagram e Facebook, o projeto A GRANDE FOTO oferece um espaço para que os nossos associados contem a história de uma fotografia marcante da sua vida profissional.

A projeto conta com mais de 110 histórias fortes e emocionantes, de momentos que marcaram a vida de cada profissional. Além da história da fotografia escolhida, cada associado aproveita o espaço para nos contar um pouco sobre sua trajetória na fotografia, fazendo com que nossos seguidores conheçam um pouco mais de sua história

Foto: Alex Silva

Juri do Troféu São Paulo de Gastronomia

Juri do Troféu São Paulo
de Gastronomia

A ARFOC-SP participa anualmente da comissão julgadora do prêmio “Troféu São Paulo: Capital Mundial da Gastronomia”, que destaca os principais trabalhos jornalísticos e de mídias eletrônicas voltados à atividade gastronômica.


A ARFOC-SP participa da escolha da categoria “Fotografia”, sendo representada pelo diretor Marcello Fim. Presidida pelo vereador Rodrigo Goulart, a premiação foi criada em 1997 e dá visibilidade às produções da mídia especializada. Nesta 24ª edição, ao todo, são 13 categorias contempladas, que foram se adaptando ao longo dos anos, como a inclusão de sites e aplicativos.

To top